Fungo causador da Podridão Vermelha em Cana de açúcar manipula insetos e plantas para se disseminar.



Foto: Divulgação

 

O fungo Fusarium verticillioides é um dos causadores da Podridão Vermelha na Cana de Açúcar. Através do ataque da Broca da Cana (Diatraea saccharalis), onde galerias são deixadas nos colmos, acreditava-se que ele se aproveitava disso para infectar as plantas, sendo um oportunista.

Mas, pesquisadores da USP descobriram que na verdade o fungo manipula os insetos e plantas como forma de se reproduzir e disseminar pelos canaviais. O entomólogo José Maurício Simões Bento e o geneticista Marcio de Castro Silva Filho, mostraram que as mariposas livres da doença são atraídas por plantas infectadas pelo fungo, através de compostos voláteis produzidas por elas. Isso faz com que as brocas transmitam o fungo para seus descendentes, que irão fazer a inoculação em plantas saudáveis. Em contrapartida, as mariposas que já são portadoras do fungo preferem depositar seus ovos em plantas não infectadas.

Ainda não se sabe como o fungo faz para manipular os insetos e as plantas, porém a contaminação com o fungo faz com que as plantas passem a exalar voláteis específicos, com função de atrair mariposas sadias até ela. “O inseto que, normalmente não escolheria qual planta infectar, tem seu comportamento alterado. Serão estas plantas infectadas as escolhidas pelas fêmeas para depositar seus ovos” afirma o pesquisador. Assim, quando os ovos eclodirem, as lagartas serão infectadas pelo fungo e à medida que forem crescendo, passarão o fungo aos seus descendentes. Logo as futuras lagartas já estarão contaminadas. Plantas sadias não exalam tal volátil e mariposas contaminadas passam a buscar unicamente essas plantas para oviposição, fazendo com que as lagartas contaminadas inoculem essa planta sadia.

Essa manipulação de plantas por microrganismos já foi relatada para bactérias e vírus, sendo inédito tal comportamento para fungos.

Os responsáveis pelo trabalho são os professores Marcio Silva Filho e José Maurício Bento, com a colaboração, entre outros, da pós-doutoranda Flávia Pereira Franco, e dos doutorandos Amanda Carlos Túler e Diego Zanardo Gallan, seus primeiros autores.

 

Esse artigo teve como referência:
https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2021/06/13/fungo-manipula-insetos-e-plantas-para-infestar-os-canaviais-descobrem-pesquisadores-da-usp.ghtml
https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/cana/estudo-fungo-podriao-vermelha-broca-da-cana/

Publicado

em

por

Tags: