Conheça a espécie Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon).

A Agrotis ipsilon, conhecida popularmente como Lagarta-rosca, é considerada uma praga de solo que possui hábitos noturnos e, normalmente, é encontrada em diversas culturas, principalmente na do milho e da alface.

Normalmente, ela é encontrada próxima às plântulas e possui como hábito característico, a alimentação da base da planta, próxima a haste, o que pode causar um grande prejuízo no desenvolvimento da cultura.

E hoje, vamos falar um pouquinho dela, conhecer suas características e os danos que pode causar.

AGROTIS IPSILON

A Lagarta-rosca é conhecida assim por possuir um hábito característico de se enrolar quando é tocada por objetos e humanos. Encontrada, em sua maioria, nas culturas do milho e alface, essa espécie possui um ciclo biológico que pode variar de 34 a 64 dias.

Os ovos possuem coloração branca e são depositados no sol. Após a eclosão, o inseto se transforma em uma lagarta robusta, possuindo coloração marrom-acinzentada com uma cápsula cefálica lisa e bem escura, que pode chegar a até 45mm de comprimento.

Quando em fase adulta, ela se transforma em uma mariposa de 35mm de envergadura que possui asas de coloração marrom e manchas triangulares negras, além das asas posteriores brancas.

DANOS

Por ser uma espécie que está diretamente associada ao solo, essas lagartas podem ser facilmente encontradas ao lado de plantas enterradas e, no período noturno, elas ficam mais expostas, pois é quando saem para realmente causar o dano às culturas.

O grande problema desta praga é que, ao encontrar um ambiente favorável para se desenvolver, uma única lagarta pode ser responsável por destruir diversas plântulas, em apenas uma noite, levando a perda total das plantas ou, pelo menos, a 50% do potencial produtivo da cultura. Danos mais leves são caracterizados pela raspagem das folhas.

Ainda assim, essa espécie pode ser encontrada em outras culturas, como a da abóbora, abobrinha, acelga, agrião, alface, algodão, alho, batata, batata yacon, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, chalota, chicória, chuchu, couve, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, feijão, fumo, gengibre, jiló, mandioquinha-salsa, maxixe, melancia, milho, nabo, pimenta, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, soja, soja (pré-plantio), tomate e trigo.

Na Pragas.com você encontra essa e outras espécies para suas pesquisas.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens no blog e nas redes sociais.


Publicado

em

,

por

Tags: