Conheça a Lagarta Helicoverpa armigera.

A H. armigera (itálico) é uma praga muito característica do cultivo do algodão e hoje iremos conhecer um pouquinho mais sobre suas características e danos.

Características e reconhecimento. 

Os ovos da Helicoverpa armigera (itálico) são amarelados e possuem um aspecto brilhante em seu período inicial. Quando estão perto da eclosão, passam a apresentar uma cor mais escura. O período de incubação dura de 3 a 5 dias.

Já as larvas costumam passar por até seis estágios de desenvolvimento, apresentando colorações variadas que vão desde o tom branco-avermelhado nas fases mais jovens, até a verde no final. Essa variação de cor acontece por conta da alimentação do inseto e não é recomendado tentar fazer sua identificação, pois ela se torna quase impossível quando não feita em laboratório.

Quando passa da fase larval, a H. armigera (itálico) entra no estágio de pré-pupa e pupa, consequentemente, durante cerca de 12 a 16 dias. Esse estágio acontece no solo e deixa o inseto com uma casca na cor marrom, possuindo um aspecto brilhoso.

Por fim, ao chegar em sua fase adulta, o inseto se transforma, ganhando asas que possuem manchas na parte central das inferiores, enquanto as posteriores adquirem coloração mais clara.

Nessa fase, costumam sobreviver por até 12 dias, sendo que as fêmeas possuem maior longevidade do que os machos. Elas ainda podem colocar cerca de 3 mil ovos durante seu período de oviposição.

Clima

O clima preferido da H. armigera (itálico) é seco e quente, porque essa condição acelera o seu desenvolvimento. Mas, na verdade, a espécie apresenta boa capacidade de sobrevivência em diversas circunstancias, possuindo boa longevidade no calor intenso, frio ou seca.

Ela também pode sobreviver como hospedeira em plantas daninhas, por isso, o cuidado deve se dobrado.

Cultivos atacados e danos.

Existem diversos relatos de ataques dessas largartas no cultivo da soja e do milho, enquanto eles estão em fase vegetativa, mas o que destaca a H. armigera (itálico) das outras espécies de pragas presentes nessas culturas é, com certeza, sua preferência pelas flores, vagens e espigas.

Os danos podem chegar de 30% a 40% da soja, 25% a 30% no algodão e 3% a 5% no milho.

Por ser uma espécie polífaga, a Helicoverpa arigera (itálico) pode ser encontrada em mais de 60 espécies hospedeiras, o que causa dano em muitas culturas e torna essa praga um grande problema para o agronegócio.

Para identificação, é recomendado esperar até o estágio de pupa, para ter certeza de que se trata mesmo dessa espécie, uma vez que o estágio larval pode variar muito. Ou, em casos extremos, realizar pesquisa em laboratório com análise da amostra retirada do campo.

Na Pragas.com você encontra essa e outras espécies para suas pesquisas.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens no blog e nas redes sociais.


Publicado

em

por

Tags: