As mudanças de clima estão diretamente ligadas à incidência de pragas no campo.
Quando a temperatura está mais amena ou até mesmo baixa, ela pode favorecer o desenvolvimento de diversas hortaliças, pois ajuda a diminuir o aparecimento de doenças na plantação, graças ao desaparecimento das pragas.
Durante o período de julho e agosto, o calor intenso se despede e dá lugar ao inverno aqui no Brasil e, por mais que ela seja temida por muitos produtores rurais, ela pode ser uma grande aliada ao combate de insetos e outros problemas constantes na produção de alimentos no campo.
Além disso, esse período também é marcado pela pouca chuva, o que corrobora com o desaparecimento das pragas. Nesse momento, plantações de hortaliças como alface, rúcula, couve, repolho, almeirão e coentro ganham destaque e conseguem crescer com mais saúde, mesmo que demorem cerca de 40 dias para atingir o tempo de colheita.
Fonte: http://cnabrasil.org.br
E para você que é pesquisador na área rural, esse também é um ótimo período para alavancar seus estudos, avaliando os impactos das pragas para as próximas safras. Por isso, conte conosco para fornecer organismos-alvo e outros diversos serviços que contribuem com o seu projeto.