Estados da região Centro-Oeste lideram na agricultura.

Os estados da região Centro-Oeste devem registrar o maior crescimento econômico ainda em 2022, conforme as projeções da Tendências Consultoria.

Puxados pela agropecuária e passada a forte estiagem de 2021, estados que dependem de indústria e serviços vão registrar crescimento moderado, enquanto do Sul deverão reduzir lentamente. A produção agrícola acelerou novamente, com previsão de recorde das safras de soja e milho.

O estado do Mato Grosso se destacou pelo maior registro de crescimento entre todas as demais unidades, alcançando 5%, taxa bem superior à do ano anterior (3,1%). Em segundo lugar, vem o Mato Grosso do Sul, com um acréscimo de 4,6%.

Ambos os casos indicam expansão recorde nas safras citadas anteriormente. Tal desempenho é seguido pelos abates para produção de carne, decorrente da demanda externa por proteína animal.

O Piauí deve ficar em terceiro lugar, com expansão de 3,7% neste ano e o Maranhão vai para 3,1%. O Tocantins deverá crescer 2,7%, enquanto que na Bahia, a previsão indica crescimento em torno de 1%.

A CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento divulgou a previsão da produção de grãos que deverá situar-se em 271,44 milhões de toneladas. Trata-se do 11º levantamento da safra de grãos feito pela empresa, vinculada ao Ministério da Agricultura.

O presidente da CONAB, Guilherme Ribeiro, afirma: “Com relação às culturas de primeira safra, com exceção do milho, toda a colheita já terminou. As culturas de segunda safra estão com colheitas bastante adiantadas, e as de terceira safra, bem como as culturas de inverno, estão próximas da conclusão de plantio”.


Publicado

em

por

Tags: