A agricultura é um dos principais pilares da economia do Brasil, sendo responsável por realizar a troca comercial nacional e internacional, para diversos consumidores e indústrias em todo o mundo.
Mas para que isso seja possível, diversos tipos de agriculturas se dividem pelo pais, utilizando métodos e tecnologias diferenciadas que trazem benefícios para esse setor, em prol de uma produção muito mais rentável, saudável e sustentável.
Vamos conhecer algumas delas?
1. Agricultura Moderna
Esse modelo de agricultura se caracteriza pelo uso constante de tecnologia no campo, sendo constantemente atualizado e se evoluindo de acordo com as novidades que surgem no mercado. Esse tipo de trabalho teve início na Revolução Industrial e apenas continuou crescendo com os avanços tecnológicos dos últimos 100 anos.
Além disso, todas as técnicas utilizadas nessa modalidade ajudam os agricultores a terem maior controle de suas safras, produtividade e rentabilidade, por disponibilizarem dados em tempo real.
2. Agricultura Extensiva
Também conhecida como Agricultura Tradicional, essa modalidade é caracterizada pelo modelo básico de produção, utilizando o menor número possível de tecnologia e intervenções humanas em seus plantios.
Muito utilizada por pequenos agricultores, esse modelo ainda é muito utilizado no Brasil e, mesmo não resultando em uma grande produtividade, ainda é muito estimada por seus adeptos.
3. Agricultura Patronal
A Agricultura Patronal ou Agricultura Empresarial possui foco em grande produção para o mercado interno do país e de exportação. Nesse sistema é utilizado um alto investimento em tecnologias para a gestão do plantio e a contratação de trabalhadores, para assegurar a produtividade e qualidade do negócio.
4. Agricultura Familiar
A Agricultura Familiar, como o próprio novo diz, visa fornecer alimentos de qualidade para a família. Normalmente, esse método é utilizado por pequenos e médios agricultores que abastecem o mercado interno de alimentos do nosso país.
Cerca de 77% das propriedades agrícolas utilizam esse método e existem várias políticas públicas que apoiam o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil.
5. Agricultura Orgânica
Uma das mais famosas atualmente, a agricultura orgânica tem um forte apelo ambiental e nutricional. Esse é um método que se baseia em uma produção de alimentos livre de fertilizantes e agrotóxicos, priorizando o plantio de forma natural.
Todos esses tipos de agricultura são extremamente importantes para a economia do nosso país e estão sujeitas aos problemas naturais que acontecem como a proliferação de pragas, por exemplo. Mas nós estamos aqui para te ajudar!
Na Pragas.com você encontra diversas espécies de organismos alvo para realização de pesquisas em ambientes específicos para saber como poderá ser a proliferação e comportamento desses animais no plantio. Assim, você consegue reunir informações o suficiente para tomar decisões e aumentar a produtividade do seu negócio.
Entre em contato e conheça mais sobre os nossos serviços!
📞 (19) 3413-0026 | 98263-2021
📧 contato@pragas.com.vc
📍 Rua Princesa Isabel, 575 – Jardim Pacaembu, Piracicaba/SP